Mortes após exames de colonoscopia em clínica de RO: veja o que se sabe e o que falta esclarecer
Veja tudo o que se sabe sobre o caso a partir dos seguintes pontos:
Quem são os pacientes
O que aconteceu com Thyago
Segundo os parentes, durante a colonoscopia realizada no dia 27 de fevereiro, houve uma perfuração no intestino. O procedimento foi interrompido pelo médico responsável.
Após o exame, Thyago foi levado ao Hospital São Lucas, em Cerejeiras, e depois transferido para o Hospital Regional de Vilhena. Ele passou por cirurgia e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu e morreu no dia seguinte.
O que aconteceu com Alzery
Segundo os parentes, ele precisou de ajuda para se vestir antes de sair do local por causa da intensidade da dor.
Ainda de acordo com a família, o médico teria prescrito apenas um remédio para dor e liberado o paciente.
Com o agravamento do quadro, Alzery foi levado ao hospital de Cerejeiras e depois transferido para Vilhena, onde realizou uma tomografia.
Segundo os familiares, o exame apontou perfuração no intestino, e os médicos informaram que seria necessária uma cirurgia de emergência.
Após o procedimento, Alzery entrou em coma e ficou internado por dez dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele morreu em 30 de setembro de 2025.
Qual é a relação entre os dois casos
Segundo as famílias, os exames foram realizados na mesma clínica e pelo mesmo médico. Até o momento, não há confirmação oficial de relação entre as duas mortes.
O que dizem as famílias
A família de Thyago afirma que registrou denúncia para que sejam investigadas as circunstâncias do procedimento e possíveis responsabilidades.
“A gente não tem nenhuma intenção de vingança. Queremos esclarecimento. Se ficar comprovado que foi algo inevitável, vamos ficar em paz. Mas, se houver culpa do médico, também queremos responsabilização”, disse o irmão da vítima.
Já a família de Alzery também registrou boletim de ocorrência e pede que o caso seja apurado.
O que diz a polícia
A Polícia Civil informou que instaurou inquérito para investigar o caso e que requisitou o prontuário médico completo de um dos pacientes.
A investigação deve apurar as circunstâncias dos procedimentos e se houve irregularidade no atendimento.
O que dizem a clínica, o médico e o Cremero
O g1 entrou em contato com o médico responsável pelos exames e com a clínica citada pelas famílias, mas não recebeu resposta até a última atualização das reportagens.
O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) informou que tomou conhecimento do caso e que as informações serão analisadas pelos setores responsáveis.
O órgão explicou que possíveis investigações são sigilosas, por isso não pode comentar detalhes neste momento.
Alzery Geraldo e Thyago da Silva Severino — Foto: Reprodução/acervo pessoal











